4bears

Grupo 4Bears
+55 61 3321 0415

CEO DA 4BEARS EM ENTREVISTA SOBRE O FUTURO DO MAINFRAME

CEO Alexey Hora | 4BEARS TECHNOLOGIES

Em um dos eventos de tecnologia deste ano de 2023, o CEO Alexey Hora da 4Bears Technologies, deu uma entrevista sobre o futuro do mercado com relação ao mainframe e sobre qual tendencia no futuro desta tecnologia.

Ana: O mainframe ajuda ou trava a transformação digital?
Alexey: Olha, o mainframe ajuda, o mainframe tem se reinventado ao longo dos anos e ele, à partir deste momento da nuvem, do cloud, cabe muito bem, por exemplo, na estratégia de nuvem híbrida. Ele tem se reinventado com soluções de modernização intra-mainframe, dentro do próprio mainframe que podem ajudar muito os clientes na estratégia de nuvem híbrida, por exemplo. E o nome do jogo de tudo isso é “integração”. A camada de integração é muito importante, a gente tem visto cada vez mais soluções nesse caminho.

Ana: Quando a gente fala de mainframe, a gente fala de Cobol, e Cobol lembra a falta de profissionais. Como trabalhar? Como fazer que o mainframe seja um aliado na digitalização e na jornada digital?
Alexey: Hoje o mainframe roda Java, então a gente tem soluções, a gente tem demanda de clientes, por exemplo, com uma camada de transformação só na camada de linguagem. Onde você pode transformar arquitetura de software de Cobol para Java e atender a demanda que é de falta de profissional. As estratégias hoje são diversas. É automático o que vai acontecer com o mainframe a medida que ele vai evoluindo dentro da jornada de cloud.

Ana: O que leva uma administração pública ou um órgão à tomar de cisão de desligar o mainframe? É só custo?
Alexey: Prioritariamente, Ana. Prioritariamente custo, mas acho que um grande problema hoje também são os profissionais disponíveis para cada tipo de tecnologia. Então você tem grandes órgãos com Natural Adabas, com Cobol onde cada vez mais a quantidade de profissionais está muito escassa.

Ana: Mainframe vai morrer?
Alexey: Eu digo que não, que ele vai se reinventar. Ele terá mais ferramentas de integração, ele está totalmente “compliant” (compatível) com a estratégia de nuvem híbrida, à partir de soluções que o fazem se reinventar. Eu acho que morrer não, mas haverá uma diminuição muito grande do uso desta tecnologia.

Translate Web »